segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os exames nacionais

Os exames nacionais poderiam ser um instrumento precioso para avaliar os professores e, acima de tudo, a qualidade do sistema educativo, contudo, durante a presente legislatura, o minsitério da educação tudo fez para os descredibilizar. Utilizou-os como instrumento de propaganda numa lógica imediatista. Assim, o ministério preocupou-se em apresentar resultados a qualquer custo.

Reduziu de forma escandalosa o grau de dificuldade da grande maioria dos exames; através do Gave deu instruções aos professores correctores para serem benévolos na avaliação dos referidos exames. O resultado só poderia ser um: uma subida significativa nas médias nacionais. Membros do actual governo e do grupo parlamentar do P.S. vieram logo a seguir dizer que nas escolas se deu uma revolução extraordinária, que agora os professores já trabalham e que os alunos aprendem como nunca se viu. Com este procedimento, o ministério conseguiu desacreditar os exames, tornando-os um instrumento inútil para avaliar a qualidade das aprendizagens dos alunos, pois, ao terem um grau de dificuldade tão díspar torna-se inviável qualquer comparação entre os resultados de diferentes anos lectivos. Deste modo, perdeu um instrumento precioso para avaliar a qualidade do sistema educativo.

O que se passou com os exames nacionais mostra que este ministério sempre teve uma política facilitista ainda que sempre procurasse passar uma imagem de exigência e rigor. Esta política é uma política irresponsável e está a anos luz daquilo que o país necessita para vencer a batalha do desenvolvimento. O ministério ao proceder desta forma está a hipotecar o futuro do país, pois, não há desenvolvimento sem exigência nem esforço e o sinal enviado para os alunos é que os objectivos podem-se alcançar sem grande esforço.

F. Pinheiro

1 comentário:

  1. Fernando:

    Eles não se preocupam com o futuro, mas apenas com as próximas eleições. Mas pode ser que se enganem em relação aos verdadeiros desejos dos portugueses.

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