Segundo o filósofo grego Heraclito, só damos valor ao repouso devido ao trabalho (do mesmo modo, se não fossem as doenças não atribuiríamos qualquer importância à saúde).
Tenho procurado agarrar-me a essa ideia, agora que as férias estão próximas e na escola há menos trabalho, mas em que me vejo obrigado a arrumar os despojos do ano lectivo: centenas de papéis e dezenas de documentos no computador, todos eles ansiando pelo seu lugar natural num dossier na estante ou numa pasta nos “Meus Documentos”.
Essas arrumações são trabalhosas e aborrecidas, mesmo que feitas a ouvir música tão boa como as obras-primas do álbum Kind of Blue, de Miles Davis. O que vale é que, a acreditar em Heraclito, esta trabalheira dará mais sabor às férias.
Miles Davis é sempre boa companhia!
ResponderEliminarQuanto à afirmação de Heraclito, tenho pena que a memória que vai ficando das férias no passado não permita afirmar o inverso - só damos valor ao trabalho devido ao repouso...
Tenhamos fé...
Boas Férias!
Austeriana:
ResponderEliminarConvém que o valor que atribuímos ao trabalho dependa das características intrínsecas deste (como por exemplo ser interessante) e não apenas da comparação com o seu oposto. Se for assim, significa que gostamos do que fazemos... E, como é sabido, essa é uma condição necessária (embora infelizmente não suficiente) para se ser feliz!
Mas claro que mesmo quando gostamos do que fazemos o repouso é bem-vindo.
Boas férias também para si!