domingo, 7 de agosto de 2011

P - Também são mais violentos e indisciplinados...

R -"Hoje, os alunos não vão buscar nada à escola que não haja em casa. A escola tem de competir com a internet, a Playstation, tudo e mais alguma coisa que eles têm. Há esse desafio enorme de se tornar maois atractiva e conseguir que os alunos não vão lá por obrigação. É preciso usar os recursos que temos e mais imaginação."

Excerto do Expresso de 06-08-2011


Neste excerto, o entrevistado não responde de forma objectiva à questão colocada. A meu ver a resposta é algo despropositada, mas revela uma certa ideologia que tem tido consequências muito nefastas nas escolas. A ideia de que os alunos não vão buscar nada à escola que não tenham em casa é uma ideia aterradora. Então, para que servem as escolas? A ideia de que a escola não acrescenta nada à formação proporcionada pelos pais é um profundo disparate. Se fosse verdade, então, melhor seria encerrar as escolas, pois, com essa medida poupar-se-ía muito dinheiro. Talvez, o estado português equilibrasse as contas.

Depois, há aquela ideia de que a escola tem que ser atractiva, que todas as actividades têm que ser reguladas pelo princípio do prazer. A ideia de que os alunos devem ir para a escola por prazer e nunca por obrigação não faz qualquer sentido. A escola não tem que ser um lugar enfadonho, mas também não podemos acreditar, ingenuamente, que a escola é um lugar onde todas as aprendizagens podem ser realizadas por prazer.

F. Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário