segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Tecnologia e a Aprendizagem

A escolha do professor Nuno Crato para ministro da educação colheu grande aceitação entre a generalidade dos professores. Os primeiros dias à frente do ministério não desiludiram. Foi apresentando algumas medidas que revelam lucidez e capacidade de identificar os problemas das escolas. Agora falta saber se tem capacidade para aplicar algumas das medidas que sempre defendeu. O aumento do número de alunos de 24 para 26 no ensino básico não irá contribuir, certamente, para a melhorar a qualidade de ensino. Os constrangimentos orçamentais justificam muita coisa mas não podem justificar tudo. Não creio que acredite na bondade da medida, por isso, ou estamos perante falta de peso político do ministro, ou então, a necessidade de conter as despesas do ministério falou mais alto. Mas, se os constrangimentos orçamentais são tão severos não se percebe a razão do aumento da carga horária nas disciplinas de Português e Matemática, pois, nestas disciplinas bem como em muitas outras, os alunos precisam sobretudo é de se empenhar bem mais. Para os alunos que não querem estudar e que não fazem qualquer esforço o aumento da carga horária nas referidas disciplinas não vai resolver qualquer problema. Muitos alunos precisam é de estudar bem mais. Precisam de perceber que a escola não é um local de diversão, mas, antes, um local de trabalho. Precisam também de perceber que o trabalho realizado na escola deve ser consolidado em casa através de um estudo individual.

Hoje, em Gouveia, o ministro referiu que mais importante que a tecnologia (computadores) é o empenho de professores, alunos e pais. Aliás, a distribuição de computadores pela generalidade dos alunos foi uma medida errada. Tanto mais errada quanto mais jovens foram os destinatários . Muitos alunos do primeiro ciclo nunca desenvolveram, convenientemente, as competências da escrita por falta de treino. Muito cedo, começaram a utilizar o computador para escreverem, o que levou a que não conseguissem apresentar uma caligrafia aceitável. As competências da escrita conseguem-se com muita prática. Esta desenvolve a função. Além disso, foram realizados estudos que mostraram que a exposição excessiva face aos computadores prejudica claramente a memória e a capacidade de concentração dos alunos, por isso, é importante que os computadores e a tecnologia associada passem a ser vistos como um instrumento e não como um fim em si mesmo.

F. Pinheiro

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