quarta-feira, 3 de agosto de 2011

É preciso avaliar as Novas Oportunidades - DN

As novas oportunidades serviram muita gente, excepto os alunos. Serviram para muitas empresas darem cursos sem qualquer qualidade e terem receitas acrescidas. Mas, houve também muitos professores que, deste modo, tiveram a oportunidade de leccionar. O lado mais sinistro das novas oportunidades prende-se com a exisência de currículos pobres e incompreensíveis, com a ausência de rigor e pressões várias para passar a generalidade dos alunos, ou seja, as novas oportunidades serviram para enfeitar as estatísticas e enganar todos aqueles que procuraram as novas oportunidades com o objectivo de aprenderem alguma coisa.

Na notícia do Diário de Notícias, os partidos da esquerda mantêm-se no mesmo registo: os exames não avaliam correctamente as aprendizagens, acentuam as desigualdades sociais e, por fim, são um sinal de desconfiança para com o trabalho dos professores. Haja paciência. Estes representantes da esquerda caviar vê-se que nunca deram aulas, mas já estão contaminados pelo eduquês. Depois, é sempre aquela ladainha de que estão a defender os desfavorecidos, como se fosse possível defender os pobres mantendo-os na ignorância. Quem já deu aulas em disciplinas sujeitas a exames sabe que os alunos têm uma atitude muito mais responsável e uma maior abertura à realização de aprendizagens, por isso, a existência de exames, desde que bem formulados e adequados à idade dos alunos, pode contribuir decisavamente para a melhoria da qualidade do ensino.

F. Pinheiro

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