domingo, 2 de agosto de 2009

Exames nacionais - Que fazer?

Os resultados dos exames nacionais têm gerado grande controvérsia. A oposição critica o governo de usar os resultados dos exames como instrumento de propaganda, sendo, também, um sinal claro do facilitismo que impera nas escolas. Por sua vez, o ministério da educação congratula-se com a melhoria dos resultados, sendo estes um sinal da cultura de exigência que este governo conseguiu implementar nas escolas, apesar da oposição de professores e da generalidade das organizações sindicais.
Os resultados conseguidos na disciplina de matemática, quer no 12ª ano quer no 9ºano, durante a legislatura, parecem querer indicar que o governo entrou numa onda de facilitismo para poder daí retirar dividendos políticos. Convém dizer que o procedimento do ministério da educação foi tão descarado que qualquer pessoa minimamente informada percebe que há aqui uma tentativa clara de manipular a opinião pública.
Face ao exposto, o governo que venha a sair das próximas eleições se quiser devolver alguma credibilidade aos exames deverá procurar que a elaboração dos exames seja feita por entidades independentes. Assim, por exemplo, quem deveria elaborar os exames da disciplina de matemática deveria ser a sociedade portuguesa de matemática ou a associação de professores de matemática. Desta forma, poder-se-ía evitar a politização de uma área sensível e fundamental para o desenvolvimento do país.

F. Pinheiro

2 comentários:

  1. Além da irritação por este ministério achar que somos todos estúpidos, o que mais enerva nesta manipulação descarada é que ainda há quem venha para os media defender a tutela!
    No estado a que isto chegou, duvido muito que o próximo governo (do PS ou do PSD) procure entidades independentes para elaborar os exames...

    ResponderEliminar
  2. Fernando:

    Não percebo nada de matemática, mas desconfio que seria preferível pedir à SPM, pois a APM está bastante "infiltrada" pelo "eduquês" e costuma ser pouco incisiva na análise dos programas e dos exames.

    ResponderEliminar