segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Com a verdade nos tentas enganar, Governo

Segundo o jornal Público, “a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou hoje que os resultados escolares do ano lectivo 2008/2009 revelam uma 'redução para metade do abandono e insucesso escolar' nos últimos anos.”

Esses números certamente que existem, escritos em papéis. Não é aí que reside a mentira. A mentira reside nos mecanismos que permitem chegar a esses números.

"Atribuo a medidas como os planos de recuperação, os cursos de educação e formação, generalização de currículos alternativos, o maior tempo de trabalho dos professores com os alunos, mas também a estratégias que foram desenvolvidas pelas escolas de ir buscar os alunos ao abandono", afirmou a ministra.

O que se passa é que esses planos de recuperação, cursos profissionalizantes e currículos alternativos são pouco mais do que formas de institucionalizar o facilitismo. Os alunos que deles “beneficiam” não aprendem realmente mais. Acontece apenas que os programas e os critérios de avaliação, devido a orientações emanadas do Ministérios de Educação, permitem que os alunos passem sem aprender. Dizer que se trata de passagens administrativas não é exagero.

2 comentários:

  1. O que se passa é que a exigência associada aos resultados escolares dos alunos é, para a ministra da educação, um conceito unilateral. O jornalista não se pode limitar a ser apenas uma caixa de ressonância. Deve contraditar...Deveria ter perguntado se há ou não uma relação entre os resultados escolares e, para além da óbvia exigência dos professores, a exigência do sistema educativo, da administração educativa, do quadro legal, dos programas escolares, do contexto sociocultural e do investimento pessoal dos alunos. E em acaso afirmativo, qual a magnitude destas variáveis nos resultados escolares.

    ResponderEliminar
  2. Miguel:

    São variáveis a mais para a ministra. Ela pretende explicar o que é mau desculpando-se com os outros e o que é bom, ou parece bom (como é o caso), com as medidas do governo. Como se estas funcionassem como as varinhas mágicas: abracadabra e num único ano o insucesso e abandono baixam 50%! Muitos outros políticos são assim, mas custa ver uma socióloga proceder desse modo, pois a sociologia mostrou que não é assim que se conseguem mudanças sociais.

    Quanto aos jornalistas portugueses (não todos mas muitos)... Basta ver um noticiário inglês ou americano para perceber como é mau.

    ResponderEliminar