sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012

Os habitantes da Samoa aceitaram perder um dia para entrar rapidamente em 2012. Não haverá também uma qualquer forma de, nós os portugueses, não entrarmos em 2012, ou então, saltarmos logo para 2013. Já que isto parece não ser possível, um bom ano de 2012 para todos os cibernautas.

F. Pinheiro
Decisões do Governo sobre as Novas Oportunidades são de "enorme gravidade", acusa o PS


O deputado socialista Fernando Medina considerou hoje de "enorme gravidade" as recentes decisões do Governo relativamente ao programa 'Novas Oportunidades', realçando que a "qualificação" é o investimento mais importante para que Portugal volte a crescer economicamente. Público online

É verdade que a qualificação é o investimento mais importante que um estado pode fazer para crescer em termos económicos. Contudo, a formação que é dada pelos centros das Novas Oportunidades pouco ou nada contribui para o aumento da qualificação dos portugueses.

Os centros das Novas Oportunidades eram centros de distribuição de canudos sem qualquer valor. Por esta razão, o fim das Novas Oportunidades nos moldes em que funcionaram é uma medida positiva, pois, esta formação sempre consistiu na acumulação de dossiers com fotografias, com a história de vida do formando e pouco mais. Este tipo de formação deveria envergonhar os responsáveis por semelhante ideia.

F. Pinheiro

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Doutorandos aumentaram 134% nos últimos cinco anos

O número de doutorandos em Portugal aumentou 134,4% em Portugal nos últimos cinco anos. No último ano lectivo, estiveram inscritos no ensino superior 16.377 doutorandos e 105.409 mestrandos, segundo os indicadores sociais de 2010 revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Público online
Vinte centros Novas Oportunidades vão fechar

O Ministério da Educação e Ciência afirmou hoje que são 20 os centros Novas Oportunidades que vão fechar, 14 por não terem cumprido “metas contratualizadas” e seis a pedido dos próprios promotores. Público online

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Novas Oportunidades. Financiamento intercalar dura até Agosto

Parece que a oferta relativa às novas oportunidades vai ser reavaliada. O ministério apenas está disposto a financiar os centros das novas oportunidades com melhor qualidade ao nível da formação. O princípio está certo, mas como é possível saber quais são os centros com melhor qualidade, se ainda não foi feita qualquer avaliação credível dos centros das novas oportunidades?

F. Pinheiro

sábado, 24 de dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Four Seasons - Winter - Vivaldi



Chegou o inverno. Só falta mesmo a neve.
Queda das taxas de emprego penalizou mais os licenciados

Os jovens licenciados portugueses com menos de 25 anos são os mais atingidos pela quebra das taxas de emprego registada na última década, enquanto na média europeia os mais lesados neste grupo foram os que tinham qualificações mais baixas. Público online

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Carro de autarca custa 70 mil euros

Não haverá forma de fazer emigrar os autarcas que vivem para parasitar os contribuintes?
Queda das taxas de emprego penalizou mais os licenciados

Os jovens licenciados portugueses com menos de 25 anos são os mais atingidos pela quebra das taxas de emprego registada na última década, enquanto na média europeia os mais lesados neste grupo foram os que tinham qualificações mais baixas. Público online

domingo, 18 de dezembro de 2011

Alunos desmaiam com fome na Grécia
Passos Coelho sugere a emigração a professores desempregados
Governo quer punir pais por mau comportamento dos filhos na escola

Esperemos que esta ideia venha a estar presente no novo estatuto do aluno. É uma medida sensata. Irá obrigar os pais a empenharem-se mais na educação dos filhos. Se o não fizerem, serão responsabilizados pala sua negligência.

Julgo que esta medida, a concretizar-se, irá ter consequências muito positivas ao nível da disciplina nas escolas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

F. Pinheiro

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nuno Crato enterra reforma dos governos de Guterres

O enterro das reformas de Guterres só peca por tardio.
Pedro Nuno Santos diz que optará sempre pelos portugueses em detrimento dos credores

É sempre reconfortante saber que, num momento de crise, há sempre um ilustre deputado disposto a defender os portugueses. Não sei é se haverá é muitos portugueses dispostos a serem defendidos por tão ilustre personagem.

No discurso que pronunciou referiu que temos que esgotar todos os nossos trunfos negociais. Entre os trunfos está ameaçar os alemães de que não pagamos os compromissos da dívida. Mas, é só uma ameaça. Como estratégia negocial deve ser difícil arranjar melhor. No seu currículo podemos destacar a passagem pela J.S. Aliás, as juventudes partidárias continuam a ser viveiros de jovens promessas na área política. Este jovem deputado tem visão e, certamente, terá um futuro promissor.

F. Pinheiro

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PSD e CDS-PP requerem audição ministro da Educação sobre revisão curricular

O PSD e o CDS-PP apresentaram hoje um requerimento conjunto a requerer a audição parlamentar do ministro da Educação, para Nuno Crato apresentar a proposta de revisão curricular anunciada na segunda-feira. Público online

Ministério vai reforçar tempos lectivos de ciências, fisico-química, história e geografia Público online


No link acima apresentado existe um bom resumo da proposta de revisão curricular que irá estar em debate até ao dia 31 de Janeiro próximo.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notas breves sobre a revisão curricular

Professores de Geografia dão positiva à proposta de revisão curricular

A revisão curricular proposta pelo ministério da educação e que irá ser objeto de discussão pública tem o mérito de acabar com as áreas disciplinares não curriculares. Estas áreas eram um tributo indisfarçado ao eduquês. Passo a passo, julgo que o ministro está a tentar extirpar das escolas a ideologia e as práticas que sempre sustentaram o eduquês. Aliás, o artigo publicado, hoje, no jornal Público, pela Ana Benavente não esconde a frustração de ver as suas ideias rejeitadas e abandonadas.

Ana Benavente deve ter sido das pessoas que mais mal fez à educação nos últimos anos. As ideias que defendeu e implementou nas escolas, quando foi secretária de estado da educação, sempre foram no sentido de promover o facilitismo, na medida em que sempre desvalorizou o papel dos exames no processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, na área da disciplina o legado de Ana Benavente ainda foi mais desastroso. Os processos disciplinares tornaram-se excessivamente morosos e burocráticos. Tentou transpôr para as escolas uma espécie de arremedo dos processos judiciais. A figura da punição praticamente desapareceu das escolas. Desta forma, contribuiu para o enraizamento da indisciplina nas escolas.

Em termos gerais a carga horária total nos diferentes anos é reduzida. Não sei se por convição, ou então, para responder aos cortes previstos para a área da educação. As disciplinas que irão sair beneficiadas serão a Geografia, História e as Ciências Físico-Químicas.

F. Pinheiro
BE quer alargamento do prazo da discussão da revisão curricular para pensar reforma a “dez anos”

O BE anunciou hoje que vai propor o alargamento do prazo de discussão da revisão curricular, que deverá reflectir sobre uma reforma a dez anos e não um "remendo" para cumprir os critérios da ‘troika'. Público online

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Carga horária de História e Geografia vai aumentar nos 7.º e 9.º anos

A proposta de Revisão da Estrutura Curricular, que será divulgada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, pevê o aumento da carga horária de História e Geografia nos 7.º e 9.º anos do 3.º ciclo do ensino básico. Público online
Mentor: um ombro amigo que pode ajudar no futuro

A figura do mentor é muito popular nos Estados Unidos. É uma forma de tentar resolver problemas de indisciplina nas escolas. Na maioria dos casos a estratégia funciona. Vale a pena ler a entrevista no jornal Público online. Clique na hiperligação acima apresentada para aceder à entrevista.
F. Pinheiro

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Quem te viu, quem te vê - Chico Buarque

Escolas da Parque Escolar estão para arrendar na Internet

Os espaços das escolas intervencionadas pela Parque Escolar estão para arrendar na Internet. "Somos a maior oferta de espaços do país", sintetiza aquela empresa pública na sua nova página digital (http://espacosnasescolas.parque-escolar.pt). No catálogo, lançado em Outubro, são apresentadas 90 escolas secundárias e disponibilizadas fotografias e descrições dos espaços que podem ser arrendados: anfiteatros, auditórios, pavilhões desportivos, campos exteriores, ginásios, salas de aulas e bibliotecas. Existem escolas que disponibilizam todas as categorias.
Público online

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Um quinto da população portuguesa não tem qualquer nível de ensino

Vale a pena ler o retrato sociológico da sociedade portuguesa publicado no Público online. Neste retrato podemos salientar três aspectos fundamentais:
1) a população portuguesa está a envelhecer de forma assustadora;
2) houve um agravamento do indíce de dependência que passou de 48 para 52, o que significa que há cada vez menos pessoas a trabalhar, por isso, quem trabalha tem que descontar para uma cada vez maior população inativa;
3) cerca de 20% da população não tem qualquer nível de escolarização.

Clique na hiperligação acima apresentada para ler o artigo do jornal Público online.

F. Pinheiro

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Municípios pedem apoio ao ministério para suportar aumento das refeições nas escolas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses alertou hoje que a subida do IVA na restauração vai fazer crescer a factura dos refeitórios escolares, suportada pelas autarquias, apelando ao Governo para aumentar a comparticipação das refeições. Público online

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Juízes pedem a Cavaco que não promulgue Orçamento do Estado

Os Juízes pertencem a um orgão de soberania, por isso, não deveriam ter um sindicato. Em qualquer democracia respeitável deve haver uma clara separação de poderes. Parece que os juízes não entendem isso. Não percebem que o seu dever é julgar em vez de fazer política. A política deve ser exercida apenas pelos políticos.

F. Pinheiro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Standard & Poor’s admite rever rating dos países do euro com AAA, diz o FT

Se a ameaça se confirmar irá ter um efeito devastador, só comparável ao da bomba atómica!
Escolas de gestão da Nova e da Católica ultrapassam Cambridge no ranking do FT

Uma boa notícia. Ainda há alguns casos de sucesso nas universidades portuguesas. Esta notícia é um motivo de orgulho para Portugal. Esperemos que nos próximos anos outras escolas portuguesas atinjam este nível de excelência.

F. Pinheiro

sábado, 3 de dezembro de 2011

Miguel Relvas vaiado no congresso das freguesias




Foi um momento difícil para um ministro, mas que, segundo o próprio, não desviará o Governo do seu objectivo. O ministro Miguel Relvas foi fortemente contestado neste sábado, quando foi encerrar o congresso da Associação Nacional de Freguesias. Metade dos 1600 congressistas abandonaram a sala onde decorreram os trabalhos, em Portimão. Uma forma de virar as costas à proposta de extinção de freguesias defendida pelo Governo. No final, Relvas disse que o clima de contestação foi gerado propositadamente contra si. Uma acusação sem destinatário, dado que se recusou a identificar os autores. Público online


A reação dos membros presentes no Congresso Nacional de Freguesias mostra que os autarcas pouco se importam com o interesse nacional. O excesso de despesa não os incomoda. Preferem manter tudo como está. O número de freguesias existentes não tem qualquer justificação racional, contudo, para os ilustres autarcas isso não tem qualquer importância. O que conta são as suas aspirações insensatas. Se é preciso poupar, então, que poupem os outros. A insensibilidade da classe política é preocupante.

A reforma do poder autárquico devia ser mais ambiciosa. De seguida, seria importante reduzir o número de concelhos. Seria uma forma de reduzir o despesismo do poder autárquico. Se não se fizer nada neste sentido os contribuintes vão continuar a ser espremidos de forma impiedosa para se manter o status quo.


F. Pinheiro