sábado, 3 de dezembro de 2011

Miguel Relvas vaiado no congresso das freguesias




Foi um momento difícil para um ministro, mas que, segundo o próprio, não desviará o Governo do seu objectivo. O ministro Miguel Relvas foi fortemente contestado neste sábado, quando foi encerrar o congresso da Associação Nacional de Freguesias. Metade dos 1600 congressistas abandonaram a sala onde decorreram os trabalhos, em Portimão. Uma forma de virar as costas à proposta de extinção de freguesias defendida pelo Governo. No final, Relvas disse que o clima de contestação foi gerado propositadamente contra si. Uma acusação sem destinatário, dado que se recusou a identificar os autores. Público online


A reação dos membros presentes no Congresso Nacional de Freguesias mostra que os autarcas pouco se importam com o interesse nacional. O excesso de despesa não os incomoda. Preferem manter tudo como está. O número de freguesias existentes não tem qualquer justificação racional, contudo, para os ilustres autarcas isso não tem qualquer importância. O que conta são as suas aspirações insensatas. Se é preciso poupar, então, que poupem os outros. A insensibilidade da classe política é preocupante.

A reforma do poder autárquico devia ser mais ambiciosa. De seguida, seria importante reduzir o número de concelhos. Seria uma forma de reduzir o despesismo do poder autárquico. Se não se fizer nada neste sentido os contribuintes vão continuar a ser espremidos de forma impiedosa para se manter o status quo.


F. Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário