segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro

Dia Mundial do Professor e Aniversário da Implantação da República em Portugal

Faz hoje 3 anos que se realizou a primeira enorme manifestação de professores (20 mil!).
Foi a uma quinta feira. No dia seguinte entrei às 8.30 e fartei-me de maldizer quem dizia: "Manifestações à sexta? Fim de semana comprido é o que é!!". Tinha feito 8 horas de viagens, saído de Faro às 8.00 da manhã e regressado depois da meia noite. Só "acordei" lá para o meio da manhã (entretanto já tinha dado 2 aulas...). Portugal não é só Lisboa... .

A partir desse dia, a história é conhecida: mais duas manifestações históricas, apareceram inúmeros movimentos e associações de professores, utilizou-se a net como nunca se tinha utilizado antes em Portugal. Criou-se um movimento de Professores raro em qualquer parte do Globo.

Em termos legislativos nada mudou (até piorou) mas, e em termos políticos? Estão as coisas diferentes ou glosando Shakespeare "Muito Barulho Por (para) Nada"?

Ao mesmo tempo é o aniversário da República em Portugal. Sendo um dos regimes mais democráticos e modernos jamais inventados, só se desenvolve na sua plenitude com cidadão atentos, críticos, activos e participativos.

Estaremos nós à altura das responsabilidades?