sábado, 15 de outubro de 2011

Rankings das Escolas

Exames difíceis afastaram escolas públicas do topo dos rankings


A principal conclusão que se pode tirar dos rankings apresentados é que os resultados das escolas públicas pioraram, de forma significativa, em relação a anos anteriores. Justificar o decréscimo dos resultados com a dificuldade dos exames é um mau argumento, na medida em que os alunos das escolas públicas e privadas foram sujeitas aos mesmos exames. A meu ver, a justificação para a queda nos resultados prende-se com o facto de a escola pública receber todo o tipo de alunos, o que não acontece com as escolas privadas. A população escolar das escolas públicas é bem mais heterogénea do que a das escolas privadas.

Na notícia do jornal Público online poderá consultar os rankings das escolas com melhores resultados no ensino básico e secundário. No corpo da notícia existem hiperligações que lhe permitem consultar essa informação online.

O ranking do referido jornal não fornece a média da classificação interna das escolas. Essa informação seria importante para avaliar quais é que são as escolas que mais inflacionam as notas.

Clique aqui para comparar a classificações internas com as classificações de exame no expresso online.

F. Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário